Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Base de Cálculo do Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) na aquisição de imóvel.

Publicado por Bruno Ferraz
há 5 anos

A prática jurídica demonstra que apesar de legalmente só ser exigível a cobrança do Imposto de Transmissão Inter Vivos (ITIV) após o registro da escritura pública do imóvel, os Cartórios de Imóveis estabelecem como condição para a lavratura da escritura pública de compra e venda a quitação antecipada do referido imposto.

Ocorre que, por vezes, os órgãos fazendários municipais estabelecem como valor venal do imóvel (base de cálculo do ITIV) uma quantia muito superior à do mercado, tendo como consequência, uma cobrança do imposto em desconformidade com os parâmetros legais.

Nessas situações, é possível o contribuinte questionar administrativamente a avaliação promovida pelo órgão fazendário e, persistindo essa situação, manejar uma Ação de Retificação de Lançamento Tributário, a fim de se comprovar o real valor de mercado do imóvel para fins de incidência do ITIV.

Nesse sentido, os Tribunais pátrios vêm entendendo que a base de cálculo do ITIV é o seu valor de mercado, o qual, por sua vez, poderá ou não corresponder ao valor real do negócio jurídico de compra e venda do imóvel.

  • Sobre o autorAtuante na área trabalhista, previdenciária, consumerista e cível.
  • Publicações1
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações279
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/base-de-calculo-do-imposto-de-transmissao-inter-vivos-itiv-na-aquisicao-de-imovel/698744406

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)